Este é o tempo de pregarmos a Palavra, mais aonde estamos investindo nosso tempo?

quinta-feira, 14 de abril de 2011

MEU TEMPO

Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (90.12)

15Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce; 16pois, soprando nela o vento, desaparece; e não conhecerá, daí em diante, o seu lugar. 17Mas a misericórdia do SENHOR é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos. (Sl. 103.15-17)

  • Imagine-se com uma conta corrente num banco onde, cada manhã, você acorda com um saldo de 86.400 segundos, nada sendo possível transferir para o dia seguinte.
  • Ao final de cada dia, seu saldo é zerado, mesmo que você por uma hipótese absurda, não tenha conseguido gastar aquele momento durante o decorrer das vinte e quatro horas últimas. Todos nós somos clientes especiais deste banco. Um banco que trabalha com o tempo. Todas as manhãs sua conta é reiniciada, e todas as noites e sobras do dia vivenciado se evaporam. Não há retorno.
  • Você precisa gastar, vivendo no presente, o seu depósito diário. Invista, então, no que for melhor! Não dá pra guardar tempo pra outro dia!

O que temos feito com nosso tempo???
Onde temos investido o nosso tempo???

É interessante ainda que o tempo têm unidades que são relativas, o tempo é relativo.
Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte a um estudante que repetiu a série e perdeu o ano inteiro. Para aquilatar o valor de UM MÊS, indague de uma mãe que teve o seu bebê prematuramente nascido. Para avaliar o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de jornal. Para você entender o significado de UMA HORA, pergunte aos namorados que estão ansiosos por um encontro. Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a um passageiro que perdeu um ônibus. Para você compreender o valor de UM SEGUNDO, entreviste um pedestre que conseguiu evitar um acidente.E para você dimensionar bem o valor de UM MILISSEGUNDO pergunte a um atleta que recebeu a medalha de prata numa Olimpíada.

Valorize cada momento que você tem!
O tempo não espera por ninguém. O ontem é história. O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva. E é por isso que ele é chamado de Presente.

A Bíblia fala muito sobre o tempo do homem.
E é bastante clara quando ressalta da brevidade de nossos dias.
E também quando fala a respeito do tempo para o homem. Ela nos mostra que
1. O Tempo é breve.
2. Há tempo para tudo.
3. O tempo é uma referência importante para o homem, não para Deus.
4. O tempo um dia irá cessar – Chegará o tempo de Jesus voltar.
5. Devemos aproveitar o dia.

Sobre isto queremos meditar hoje:
1. O tempo é breve
Os versículos do início desta meditação nos mostram isto claramente
Quanto ao homem, os seus dias são como a relva; como a flor do campo, assim ele floresce (Sl. 103.15).
O tempo passou a ser uma referência importante para o homem a partir do pecado.
Nós fomos criados para viver infinitamente.
Mas o pecado tirou isto de nós e nos deu uma sensação de finitude, de final. de fim. É como se nossa vida um dia terminasse como num filme com um “The End” no fim da tela.
E a maior parte das pessoas então não sabe o que vai acontecer.
No Gênesis, após a torre de Babel, Deus definitivamente abreviou os dias do homem para no máximo 120 anos.
Você não pode acrescentar um único dia à sua existência na terra.
Hoje é o dia da decisão. Aqueles que não tem a Cristo precisam dEle hoje. Aqueles que estão fora dos planos de Deus precisam voltar agora, porque o depois ninguém sabe, a não ser o Senhor.
2. Há tempo para tudo
Eclesiastes nos fala disso: Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: 2há tempo de nascer e tempo de morrer; tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou; 3tempo de matar e tempo de curar; tempo de derribar e tempo de edificar; 4tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria; 5tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar e tempo de afastar-se de abraçar; 6tempo de buscar e tempo de perder; tempo de guardar e tempo de deitar fora; 7tempo de rasgar e tempo de coser; tempo de estar calado e tempo de falar; 8tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz.
- Para alguém receber a Cristo, o tempo é agora. Para abandonar o pecado, o tempo é agora. Para fazer a vontade de Deus, o tempo é agora.
- Mas para outras coisas na nossa vida, há um tempo determinado.
- Nosso Deus é um Deus que está no controle de todas as coisas, inclusive no tempo de passarmos por dificuldades e no tempo de comemorarmos a vitória.
- O grande problema da maior parte dos crentes é não entender isto.
- É como se duvidássemos que Deus está no controle.
- E aí fazemos coisas que não valem a pena: Valeu a pena ter brigado? Talvez por uma vaga no estacionamento, talvez por um lugar à fila do banco; talvez por uma divergência de opinião; talvez por uma palavra mal falada com o marido ou a mulher; talvez por um conselho não aceito pelo filho. Quantas vezes brigamos durante o dia e quando a ira esfria nós dizemos: “não precisava ter sido desse jeito”. Valeu a pena ter exagerado? Combinamos de fazer um regime e exageramos no jantar. Tencionamos não gastar tempo na tv e, quando vimos, já gastamos uma hora. Combinamos de ler a bíblia e orar, buscar a presença de Deus e agora acordamos para o fato de que nada, absolutamente nada mudou.
- Há tempo para tudo e certamente o tempo de tua vitória está chegando.

3. O tempo é uma referência importante para o homem, não para Deus
- Nós temos uma data de nascimento, Deus não. Nós temos um tempo limitado, Deus não. Nós não sabemos o que irá acontecer daqui a pouco mais, Deus sabe. Nós não somo Deus, Ele é e sabe de todas as coisas.
...tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões 4e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação. 5Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus, 6pela qual veio a perecer o mundo daquele tempo, afogado em água. 7Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do Juízo e destruição dos homens ímpios. 8Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. 9Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento. (II Pe. 3.3-9).
- A gente não pode agir como se Jesus não voltasse.
- Temos que estar sempre preparados. Deus não retarda a sua promessa.

4. O tempo um dia irá cessar.
Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o dia do Senhor vem como ladrão de noite. (I Tes. 5.1).
Como eu disse antes, um dia não dará mais tempo.
Naquele momento final, se você estiver às portas da morte verá o que de fato valeu a pena.
E verá quanto tempo você desperdiçou.
Hoje pode parecer uma bobagem, mas naquele dia, talvez você até se lembre das palavras que eu estou falando hoje.
Esteja preparado: Se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá.  (Mt. 24:43-44)
Por isso é tão importante fazermos a vontade de Deus. Então aproveite o dia.

5. Aproveite seu dia, gaste-o naquilo que vale a pena
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. (Sl. 90.12)
- Nada melhor que a satisfação de um dia bem gasto.
- O que é um dia bem gasto?
- É um dia em que você pode cumprir o propósito para o qual foi criado! Seu propósito é glorificar a Deus!

0 comentários: