Como Recomeçar Bem?

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Texto Básico (Gen.8:1ª22)
             O capítulo 8 de Gênesis nos mostra um recomeço. Deus havia destruído a terra com o dilúvio, e após mais de um ano dentro da arca, a Noé e a sua família cabia a tarefa de recomeçar a história humana. Existem algumas lições que poderemos tirar desse episódio aplicando-as em nosso cotidiano.
 1)      Entre a decisão de recomeçar e o recomeço real, leva-se algum tempo.
- Entre a lembrança de Deus e a saída da arca demorou alguns meses. Neste período, Noé soltou uma pomba e soltou um corvo aguardando o momento certo de sair. O recomeço é um processo que não é instantâneo. Deve-se aguardar o momento apropriado para se tomar a decisão certa.
 2)      Não confunda pequenos acenos de vitória com a vitória em si (vs.6)
- Noé abriu só uma janela da arca, não foi a porta. Janela é contemplação, porta é a saída. Sonde primeiro o terreno, não faça besteira.
 3)      Cuidado a quem você pede ajuda (vs.7)
- O corvo foi e não voltou. Foi propaganda enganosa. É burrice soltar um corvo no meio da carniça. Dependeu da coisa errada para recomeçar.
 4)      Cuidado com os rituais religiosos que nem sempre serve para alguma coisa
- Tão logo saiu da arca levantou um altar num belo ritual, mas Deus viu que o coração do homem continuava mal.
- Nos versículos seguintes isso fica comprovado, quando Noé planta uma vinha e se embriaga dela. De nada adianta um culto bom se o coração esconde maldades.
 5)      A benção não está condicionada em que Deus vê em mim, mas numa decisão unilateral de Sua graça, bondade e misericórdia (vs.21)
- A reação de Deus foi contrária ao que Ele viu, e não influenciou em nada sua decisão de abençoar Noé. Viu Deus que o coração do homem continuava mal, mas mesmo assim aspirou a oferta dele como cheiro suave. Foi um ato de “graça” (favor imerecido), aleluia!
 Conclusão: No recomeço, não espere melhorar para começar, venha como estás. Você é uma aposta de Deus para essa geração, independente de como estás agora. Ele conta contigo!

0 comentários: