As Àguas de Siloé

domingo, 28 de agosto de 2011

Siloé, era uma poço, localizado em Jerusalém, fora dos muros da cidade. Siloé, em hebraico,Selá: "O Enviado ou Remetente". Este poço, tinha uma importância peculiar nas cerimônias de comemoração da Festa dos Tabernáculos. No encerramento da festa, dia de sábado, era costume dos Judeus, usar um jarro de ouro, com água tirada do poço e derramar sobre as escadarias que ficavam diante do templo de Jerusalém. O ritual, era para relembrar o milagre que Moisés havia feito no deserto, quando feriu a Rocha e dela saiu água. (Nm 20:11)

No evangelho de João, temos o relato da participação de Jesus na Festa dos Tabernáculos: "E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" Jo 7:37,38. Jesus, estava ali, naquela tradicional festa judaíca, se revelando como "As Águas de Siloé", "O Enviado". Nós, o templo, Ele, A Fonte. As pessoas tinham acesso ao templo, através da escadaria. Ela, representa nosso coração, nosso espírito. Ao recebermos "Siloé", em nossas vidas, estamos prontos para adentrar no santo lugar. O lugar, reservado para todos os que creem e se arrependem.

"Sobre tudo que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Pv 4:23

Ao procurar por respostas sobre as questões de vida e morte, o destino do homem, da alma o pós-morte, me deparei com "Siloé". Jesus, foi O Único, que saciou minha alma, definitivamente. Busquei a Verdade, como um sedento, em meio a um deserto, procura por água. Nenhuma ideologia, filosofia, terapia, ou coisa parecida, foi capaz, de alcançar meu coração. Entendi, que existe uma grande diferença, entre mente e coração. A mente representa nossas vontades. O coração, o âmago, a criação, que necessita desesperadamente do Criador.

"Porque Deus enviou O Seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele" Jo 3:17

Jesus, na Festa dos Tabernáculos, estava dizendo: "Eu Sou O Enviado, Siloé"! O poço, de Jerusalém era essencial para os habitantes da cidade. A ele, recorriam muitas famílias, por ali, devido ao grande fluxo de pessoas, perambulavam mendigos, em busca de algumas moedas. Um deles, foi notado por Jesus. Era cego, de nascença. Jesus, cuspiu na terra, misturou saliva com lodo, untou os olhos do cego e disse;

"Vai, lava-te no tanque de Siloé. Foi, pois, e lavou-se e voltou vendo" Jo 9:7

Em Siloé, reside a vida. Nossos olhos são abertos em Suas Àguas. Se você, está fraco e abatido. Sem certeza da salvação. Sem felicidade em seu coração, "lava-te em Siloé". Somente Ele, pode renovar sua visão. Ele, te ama. Por todos os dias é Ele quem diz: "Eis-me aqui, se tens sede, bebe de Mim". Um manancial jorrará em seu ventre, eternamente.

0 comentários: