A Igreja

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Texto básico: Mateus 16.18
Introdução: O que é a igreja? Não é o templo. Não é a organização juridicamente registrada, embora templo e registro possam ser necessários.
Tópico 1 - Origem do termo. Igreja vem de "eclesia", palavra grega que significa assembléia ou, conjunto de pessoas qualificadas que se reuniam para determinado fim. Eclesia é também traduzida como os "chamados para fora". A palavra surgiu por volta do ano 800 antes de Cristo para designar os cidadãos atenienses que se reuniam em praça pública para tratar dos interesses da cidade. Foi aí que surgiu o conceito de democracia.
Jesus usou essa palavra, "eclesia", para se referir ao conjunto dos salvos, também chamado de "corpo de Cristo".
Tópico 2 - Aplicando à igreja o sentido original da palavra.
" Pessoas qualificadas": só os cidadãos podiam fazer parte da assembléia ateniense. Só os cidadãos do céu fazem parte da igreja, ou seja, só os salvos por Cristo têm a qualificação necessária. Os escravos não podiam participar. Aqueles que ainda não foram libertos por Cristo, não fazem parte da igreja. Quem é escravo do Diabo não faz parte da igreja.
" Conjunto de pessoas": O conceito de igreja não admite o isolamento. A igreja é o conjunto dos salvos. Não um bando, mas uma família, um rebanho, com organização e liderança.
" Pessoas reunidas para determinado fim". Vemos aqui a idéia de uma missão. A igreja não é um clube social. É um exército com uma missão. Cada igreja "local" é uma agência de salvação. Este é o nosso fim, ou seja, nossa finalidade, nosso objetivo. A igreja não é uma casa de espetáculos, mas um oásis para os sedentos. A igreja não é (ou não deveria ser) um auditório, onde a maioria só assiste. Cada um deve atuar na obra. Sem ação, a assembléia será inútil.
Conclusão: Sobre tudo o que a igreja é deve haver a unção do Espírito Santo. Ele prepara a igreja para o encontro triunfal com Cristo.

0 comentários: