O cristão e o Ficar

domingo, 28 de agosto de 2011

É comum ver muitos perguntando se os cristãos podem ou não ficar, isto é, estar temporariamente com uma pessoa que acabou de conhecer e trocar carícias com ela, mesmo sendo um completo estranho.

Ficar não é namorar. Essa prática não requer compromisso algum. Costumo dizer que se você ficar, quando Jesus voltar, você fica!

Saiba o que Deus pensa

Veja o que a Bíblia tem a dizer sobre relacionamentos dessa natureza:

1. O ficar pode levá-Io a relacionar-se com a pessoa fora da vontade de Deus, e trazer-lhe maldições.

A maldição do Senhor está sobre a casa dos ímpios, mas ele abençoa o lardos justos  (Pv 3.33).

2. O ficar pode levá-lo a relacionar-se com gente estranha que pode jogá-Io numa cova profunda.

A conversa da mulher  (homem) imoral é uma cova profunda; nela caíra quem estiver sob a ira de Deus (Pv 22.14 - NVI).

3. O ficar abre portas para o prazer irresponsável que terá diversas conseqüências desagradáveis.

Quem se entrega aos prazeres passará necessidades ...  (Pv 21.1 7).

4. O ficar abre caminhos para o pecado oculto.

Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem se­gue veredas tortuosas será descoberto  (Pv 10.9). O cristão deve afastar-se da contaminação do mundo (2 Cr 29.5,15-19; Êx 40.10,11; Nm 7.1; 2 Cr 7.16; Lv 27.14,16; Ex 13.2; Nm 3.13; Jo 10.36; 17.19; I Co 1.1,2; 1 Pe 1.1,2;Hb 10.14).

5. Planeje um relacionamento dentro da vontade de Deus para que você seja verdadeiramente feliz.

Não é certo que se perdem os que só pensam no mal? Mas os que planejam o bem encontram amor efelicidade (Pv 14.22 - NVI).

6. Se você quizer um bom futuro pela frente, seus pais devem ser ouvidos e honrados.

Ouça o seu pai, que o gerou; não despreze a sua mãe quando ela envelhecer. Se agir assim, certamente haverá bom futuro para você e a sua esperança não falhará (pv 23 .17 -18).

7. O ficar pode contaminar a sua vida com valores ímpios, mundanos.

Como fonte contaminada ou nascente poluída, assim é o justo que fraqueja diante do impio (Pv 25.26).

8. O ficar pode trazer feridas profundas por causa das relacões mentirosas.

Como um pedaço de pau, uma espada ou umaflecha aguda é o que dáfalso testemunho contra o seu próximo (Pv 25.18 - NVI).

9. Aceite a correção dos seus líderes, pois isso pode valer ouro para a sua vida.

Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a correção dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvi-Ia (Pv 25.12 - NVI).

10. O ficar pode levâ-lo a muitos erros. Procure mudar suas atitudes, caso contrário, você será considerado como um cachorro que come o próprio vômito.

Como o cão volta ao vômito, assim o insensato repete a sua insensatez (Pv 26.11).

11. Não brinque com os sentimentos dos outros.

Como o louco que atira brasas e flechas mortais, assim é o homem que engana o seu próximo e diz: Eu estava só brincando (Pv26.18-19).

12. Cuidado com as aparências, pois você pode acabar mal.

Como uma camada de esmalte sobre um vaso de barro, os lábios amistosos podem ocultar um coração mau (Pv 26.23).

13. Não dê ouvidos à conversa tendenciosa.

. .. mas no coração abriga a falsidade. Embora a sua conversa seja mansa, não acredite nele, pois o seu coração está cheio de maldade (Pv 26.24b - NVI)

14. O ficar pode levá-Io a cair na fé.

Quem faz uma cova, nela cairá; se alguém rola uma pedra, esta rolará de volta sobre ele (Pv 26.27).

15. O ficar abre caminho para relacionamentos complicados com conseqüências ruins para a sua vida.

O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as conseqüências (Pv 27.12). Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal (Pv 1.7 - NVI).

A vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual; Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste as­sunto, ninguém defraude seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santi­dade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo (1 Ts 4.3-8).

Conseqüências de uma visão distorcida da familia

A prática do ficar é fortemente incentivada pelos meios de comunicação. Charles Colson e Nancy Pearcey citam em seu livro E Agora Como Vivemos? RJ: CPAD, 2000, alguns pontos que refletem uma mentalidade anticristã familiar decorrente dos valores propagados pelos meios de comunicação.

1. Os meios de comunicação propagam a libertade sexual antes do casamento.

Para a mídia casar-se virgem está fora de moda. A Pesquisa Nacional de Crescimento da Família descobriu, porém, que as mulheres que não são virgens quando se casam têm 71 % de maiores possibilidades de divórcio. Dizer não ao sexo antes do casamento quer dizer sim a um casamento forte (Josh McDowell, Why Say No to Sex?: The Case for Teaching Sexual Abstinence outside Marriage, Eastbourne, Inglaterra: Kingsway, 1995).

2. Os meios de comunicação propagam o amor livre, independente do casamento

Influencidos pela mídia, muitos casais consideram que ficar e depois morar juntos é uma espécie de casamento experimental, como forma de testar a compatibilidade e, assim, terem uma união conjugal melhor mais tarde. Mas a realidade é exatamente o contrário: coabitação antes do casamento quase certo destrói as chances de um bom relacionamento no futuro lar. Cerca de 90% dos casais que moram juntos dizem que querem casar-se, mas a Pesquisa Nacional da Família e do Lar descobriu que quase metade dos casais separa-se antes de assinar os papéis. Aqueles que realmente se casam são 50% mais propensos ao divórcio. Coabitar não é uma preparação para o casamento: literalmente prepara os casais para o fracasso. (The National Survey of Families and Households - Levantamento Nacional de Família e Lar - como citado em Maniage Savers, 39 de McManus). A imoralidade aprisiona as pessoas (Pv 5.1-4; 22-23), traz ruína (Pv 5.1-4), e leva a pessoa para o inferno (Pv 5.3-5).

Sonhos destruídos

O ficar é alimentado por programas como Malhação, as novelas e Big Brother Brasil e outras atrações do gênero, as quais incentivam essa prática. De acordo com a Veja, 15 de setembro de 2004, p. 73, um estudo realizado pela Universidade da Califómia constatou que jovens que assistem com freqüência a programas dessa natureza, são duas vezes mais propensos a precocidade nas relações sexuais do que aqueles que não vêem esse tipo de espetáculo porque os pais não permitem.

O estudo analisou hábitos televisivos e sexuais de 1792 adolescentes ao longo de um ano. "É um aprendizado por imitação ", diz a psicóloga americana Rebeca Collins, uma das responsáveis pelo levantamento. "Se todo mundo está falando sobre sexo e fazendo sexo sem que nenhuma conseqüência negativa seja mostrada, o jovem pensa: eu preciso fazer sexo também. " Esses programas também levam o jovem a queimar etapas mais rapidamente. O estudo sugere ainda que crianças de 12 anos que assistem a atrações com conteúdo erótico mostram um despertar sexual similar ao de adolescentes de 14 ou 15 anos que vêem poucos programas desse tipo.

1 milhão de adolescentes engravidam a cada ano.

Sonhos miseráveis

Segundo a revista IstoÉ, 12 de março de 2008, p. 98, é raro encontrar um programa de tevê tão criticado pela frivolidade como o Big Brother Brasil. "O oitavo Big Brother Brasil bateu recorde em seu paredão, momento no qual os te1espectadores da Rede Globo tiram um participante da casa (onde eles ficam confinados) e da disputa ao prêmio de R$ 1 milhão". Foram cerca de 64,6 milhões de votos. "Para se ter idéia da mobilização", informa a IstoÉ, "o presidente Lula foi reeleito, em 2006, com 58,3 milhões e depois de meses de campanha pelo País". Eugêncio Bucci diz acertadamente que a pobreza dos sonhos de fama dos que se candidatam ao cativeiro de luxo de Big Brother Brasil espelha a pobreza dos sonhos do espectador cativo, que espera o espetáculo recomeçar (Jo 8.34, 32, 36). Os crentes devem separar­se da imundície e da imoralidade (1 Ts 4.1-8; Êx 19.22; 2 Co 6. 17,18; 2 Tm2.21; 2 Jo 9,10; Rm6.l1,12; Ef4.22,25-32; CI 3.5-9).

Cuidado, quando Jesus Cristo vier, você vai FICAR.

Que Deus continue lhes abençoando.

0 comentários: