A sunamita

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Introdução: Uma mulher temente a Deus tem dois episódios marcantes em sua vida: a concepção milagrosa de um filho e posteriormente a ressurreição dele; o texto também revela qualidades e atitudes de uma mulher sábia.

Texto bíblico: II Rs 4. 8-37

Detalhes: Casada com um homem mais idoso que ela. Marido administrador de empregados. Pai, segundo nos parece, um tanto desligado sobre o cuidado com seu filho, pois não perguntou à esposa como ele estava reagindo após ser trazido para casa; embora o levasse para aprender a trabalhar, ou administrar.

1 – Mulher rica – v. 8 “Havia ali uma mulher rica”. Riqueza não é pecado. Depende do modo como a riqueza foi adquirida e é aplicada.
2 – Mulher caridosa – v. 8 “A qual o reteve a comer pão”. Prestava um serviço valioso ao servo do Senhor. Sentia no dever de alimentar o profeta de Deus.
3 – Mulher observadora – v. 9 “Tenho observado que este que passa sempre por nós é um santo homem de Deus”. O comentário positivo dela se deve ao bom testemunho do homem de Deus.
4 – Mulher beneficente – v.10 “Façamos-lhe, pois, um pequeno quarto junto ao muro e ali ponhamos uma cama, e uma mesa, e uma cadeira, e um candeeiro; e há de ser que, vindo ele a nós, para ali se retirará”. Juntamente com o esposo prepararam um abrigo para o conforto e privacidade do homem de Deus.
5 – Mulher sem filho – v. 14 “Ela não tem filho”. Havia harmonia, pão, saúde, prosperidade e amor. A única “coisa” que faltava naquele abençoado lar era um filho.
6 – Mulher franca (positiva) – v. 16 “Não mintas a sua serva”. Ela não acreditava em qualquer promessa ou oferta.
7 – Mulher prudente – v. 23 “Ela disse: Tudo vai bem”. Ocultou de seu marido parte do fato triste que havia ocorrido. Não se portou com histeria e nem com acusações. Não expôs o nome do profeta à culpa.
8 – Mulher comunicativa – v. 22 “E chamou o seu marido e disse: Manda-me já um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte”. Ao desejar sair e resolver a situação pediu a ajuda do marido e comunicou o que ia fazer.
9 – Mulher determinada - v. 24 “Guia, e anda, e não te detenhas no caminhar, senão quando eu to disser”. Ela tinha um objetivo em mente, nada poderia desviá-la de seu intento.
10 – Mulher de fé – v. 26 “Vai tudo bem”. Ao ser interrogada pelo profeta Eliseu sobre o filho e o esposo, ela teve calma e equilíbrio emocional para responder com resignação.
11 – Mulher amargurada – v. 27 “A sua alma nela está triste de amargura”. Com seu precioso filho morto em casa, ela estava torturada de tristeza, mas conservava moderação nas palavras.
12 – Mulher questionadora – v. 28 “Pedi eu a meu senhor algum filho? Não disse eu: Não me enganes?”. Como todo ser humano, ela queria uma explicação para o ocorrido.
13 – Mulher convicta e persistente – v. 30 “Vive o Senhor, e vive a tua alma, que te não hei de deixar”. Ela queria a presença do profeta em sua casa, para ver seu filho.
14 – Mulher reverente e grata – v. 37 “E veio ela, e se prostrou a seus pés, e se inclinou à terra; e tomou o seu filho e saiu”. Vendo o filho ressuscitado ela se ajoelhou aos pés do profeta num gesto de gratidão.

Conclusão: Aprendem-se muitas lições valiosas nos fatos ocorridos, no testemunho fidedigno do profeta e nas ações da mulher Sunamita. Aprendamos e sejamos fiéis e humildes.

0 comentários: