NÃO DESISTA (I Samuel 30:1-26)

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Quantos de nós já passamos por situações de extrema angústia. Momentos de dificuldades que fogem da nossa vontade e controle? Passamos por desertos, noites escuras que nunca amanhece, tenho certeza de que você que está lendo esta mensagem também necessita da mão de Deus e da Sua providência como Davi necessitou, depois de Deus o ter livrado de lutar ao lado dos filisteus contra o povo de Israel, ao chegar em Ziclague a cidade onde morava com sua família e seus companheiros, encontrou-a destruída e todas as mulheres e crianças haviam sido levadas cativas pelo inimigo. Diante desta situação de desespero o que fez Davi? Vamos ver três atitudes de Davi que mudou esta situação:
1- vers.6- Se reanimou no Senhor Seu Deus:
Buscou forças em Deus, tanto espiritual como física, pois acabara de chegar de uma viagem e ele entendeu que não adiantava tomar nenhuma atitude estando fraco, cansado e desanimado. Davi sabia que nos momentos díficeis, Deus estava com ele e poderia fortalece-lo pois “em tempos de aflição devemos ir ao altar de Deus”
2-vers.8- Consultou ao Senhor no que devia fazer:
Não tomou nenhuma atitude precipitada, pois o servo consulta o Seu Senhor. Davi confiava plenamente em Deus, mesmo diante daquela situação tão ameaçadora. Quantas vezes nos sentimos sem direção, perguntamos”será que estou no caminho certo?”, diante das dúvidas consulte ao Senhor e Ele lhe mostrará o caminho certo.
3-ver.10- Não desistiu diante dos obstáculos:
Mesmo com poucos homens continuou, pois a sua força estava em Deus. Quantas pessoas param no caminho e te deixam só, tem um ditado que diz assim:”tem amigo que é igual a uma andorinha, está com você no verão, mas no inverno voa para outro lugar”, mas Deus não te deixa, mesmo com os ventos contrários Davi continuou. Jesus vê a tua dificuldade, como também vai de encontro a ela e te ajuda a passar por cima dela” Agindo Deus quem impedirá?”. Não desista dos seus sonhos.
Diante dessas atitudis de Davi, o Senhor o abençou:
1- Mandou ajuda (11 e 16) e os guiou. Quando a gente acha que não vai conseguir, Deus vem e nos abençoa, nos socorre, nos dá alento e vem ao nosso encontro.
2-Deus lhe concede vitória(17).
“Não há mal que não passe, e não há bem que não chegue”, tudo passa e a vitória sempre chega, ” o choro pode durar uma noite, mas pela manhã vem a alegria”
3- Deus devolveu tudo e muito mais (19,20e 26)
Davi pode até repartir com os outros o despojo e com os que ficaram pra trás(24 e 26) e também para os anciãos que o acolheram enquanto fugia nos tempos atrás. O Senhor há de devolver tudo, os sonhos que se perdeu no caminho,creia nisso.
Conclusão:
Não desista, continue com a missão que Deus escolheu pra você. Lembre-se no seu ministério, na sua vida sempre haverá:
-momentos de triteza, mas também de alegrias
-momentos de escuridão, mas também de claridade
-momentos de escassez, mas também de abundância
-momentos de choro, mas também de riso
-momentos de tempestade, mas também de bonança
Confie no Senhor Teu Deus, não desista jamais!

Ass: isaias batista

0 comentários: