RAZÕES PARA CRER NO CRISTIANISMO

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Não temos como provar cientificamente todos os pontos da fé cristã (e é por isso que se chama fé). Mas temos fortes razões para crer na existência de Deus, crer em Jesus Cristo e crer que a Bíblia é a Palavra inspirada por Deus e que seus relatos e ensinos (bases da fé cristã) são verdadeiros. Nesse texto são citados vários textos de revistas conhecidas para mostrar que o Cristianismo não é alienado ou bitolado.
Esse texto é uma coletânea de argumentos. Alguns deles contém links para expandir o referido tópico.
“Muitas pessoas não acreditam em Deus...”
1 – Razões para crer em Deus...
1.1 – A Limitação da Razão Humana e o Sobrenatural
1.1.1 – Deus existe? - Matéria da Super Interessante de Janeiro de 2001
1.2 – A Intenção Denotada na Criação
1.2.1 – Nós estamos sós - Matéria da Veja de 15/03/00
1.2.2 – Texto “Por que creio em Deus”. A Teoria da Formação do Universo é incapaz de explicar a origem do mundo sem o fator “Deus Criador”. Paira no ar a pergunta: O que haveria antes do BigBang? Por isso torna-se lógico acreditar em Deus.
1.3 – A Necessidade Religiosa do Homem
1.3.1 – O fato de todos os povos, mesmo os mais antigos, criarem divindades para si, denota a necessidade intrínseca do ser humano de crer em Deus. Nossa natureza humana é inclinada a crer em Deus, embora os homens às vezes preencham essa falta com divindades criadas por eles próprios.

“Muitas pessoas acreditam em Deus, mas não crêem em Jesus...”
2 – Razões para crer em Jesus...
2.1 – As Profecias Cumpridas a respeito dEle, os Milagres e a Evidência da Ressurreição.
2.1.1 – O Verdadeiro Messias (Capítulo 9 do livro "Mais que um Carpinteiro" de Josh McDowell).
Sugestão de Leitura: "Evidências da Ressurreição" de Josh McDowell.
2.2 – A Historicidade de Cristo

“Muitas pessoas acreditam em Deus, crêem em Jesus, mas não como a Bíblia diz...”
3 – Razões para crer na Bíblia...
3.1 – As Profecias e o Caráter Sobrenatural
3.1.1 – Texto “Razões Para Crer” de Dave Hunt
3.2 – A Inerrância e a Exatidão Histórica

“Muitas pessoas acham que a fé é algo irracional...”
4 – A Fé e a Razão
4.1 – A Fé Cristã não contraria a Razão
4.2 – A Fé Cristã e a Sociologia

“Muitas pessoas acham que a fé cristã não é vivida...”
5 – Uma Fé Viva, demonstrada pelas ações.
- Foram os cristãos que criaram os primeiros hospitais, o primeiro Grupo de “Alcoólatras Anônimos” e as primeiras Universidades.
- São milhares os testemunhos de curas, milagres e transformações de vida que Jesus tem realizado em nosso Brasil e pelo mundo afora.
- A infra-estrutura social cristã é admirável. Apesar dos preconceitos da mídia com os evangélicos, a matéria da Revista Época de Outubro de 2000 deixou escapar uns comentários interessantes. Observe essas frases extraídas da reportagem:
a) (Os evangélicos) Tornam-se (...) protagonistas de uma rede de amparo social de fazer inveja ao mais humanitário dos governos. Só no Carandiru, em São Paulo, o maior complexo penitenciário da América Latina, 260 voluntários de 30 denominações estavam infiltrados numa população de 7 mil encarcerados. (...) Acusado de homicídio e preso em 1996, Lima descobriu a trilha da prosperidade na solidão de uma cela. Chegou a trabalhar na secretaria do presídio, montou uma cantina para atender os presos e era dono de uma lanchonete no bairro, gerenciada pela noiva. Sua renda mensal ultrapassava R$ 2 mil. “Impossível ganhar isso lá fora”, admitia.” (grifo nosso)
b) “(Jessé de Freitas da Silva) Era considerado alcoólatra incurável. Há três anos o freqüentador do Centro Evangelístico Internacional não levava à boca um gole de conhaque”.
c) “Livrar seres aprisionados no inferno das drogas tornou-se outra bandeira. Segundo o psiquiatra Frederico Vasconcelos, fundador da Associação Brasileira de Tratamento da Dependência Química, há mais de 300 clínicas evangélicas no país. “As católicas não passam de 100”, compara.”
- A coragem na atuação social dos cristãos é notória. Apesar de não ter fama de caridosos como outros grupos religiosos e raramente divulgarem seus feitos, os evangélicos são um dos poucos grupos que corajosamente sobe os morros de favelas como a Rocinha para ajudar as pessoas e mostrar-lhes um estilo de vida melhor do que a bandidagem, o alcoolismo e o narcotráfico. Muitos grupos que tem fama de caridosos não são vistos nesses lugares mais hostis.
- A luta pela moral é uma marca cristã. É verdade que muitos de nossos esforços são frustrados pelas forças políticas, mas temos marcado presença nas discussões e na luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Temos levantado nossa voz contra formas de exploração, e tentativas de distorcer a moral (homossexualismo, aborto, etc). Talvez o maior exemplo dessa verdade seja o memorável pastor americano Marthin Luther King, que em sua luta contra o racismo, pronunciou o famoso discurso “I have a dream”.

0 comentários: