Aproveitando as Oportunidades

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sparkline 20392
Este Blog
Link daqui
A web
Este Blog
 
 
 
 
Link daqui
 
 
 

A web
 
 
 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aproveitando as Oportunidades

II Sam.19:31ª40
Introdução: Diz um velho adágio chinês que há três coisas que nunca mais voltam: A flecha lançada, a palavra dita e a oportunidade perdida. O caso de Barsilai (feito de ferro) é um grande exemplo disso. Foi convidado pessoalmente pelo rei para ir a Jerusalém, viver no palácio, mas rejeitou a proposta, dizendo-se muito velho. Vejamos suas desculpas:
1) Perda de discernimento espiritual. Corre-se o risco de inverter valores quando se pensa assim. Tanto faz. Todas as coisas são iguais.
2)  Perda de apetite e sensibilidade no paladar. Come-se até veneno pensando ser boa comida (II Rs.4:38ª41).
3)  Perda de prazer auditivo. Já não cultiva ouvir belos louvores e belas palavras que fazem bem a alma. Tanto faz ouvir um belo louvor ou uma música profana, uma bela mensagem ou uma fofoca quentinha.
4)  Acha-se pesado a todos. Se o rei ofereceu cuidar dele era problema do rei. Jamais deveria se preocupar de como o rei faria isto.
A seguir, Barzilai faz ao rei três pedidos:
1)      Caminhar mais um pouco, até além do Jordão. Se começou termine. Tem pessoas que vão com o rei até a metade e param. Não querem chegar a Jerusalém. Param no meio do caminho e tornam-se frustradas.
2)      Deixar voltar e morrer na sua cidade, ser enterrado com seus pais. Não quero minha história. Quero viver a história da minha família.
3)      Leva meu servo Quimã em meu lugar: Perdeu a chance da história. Mais tarde, Davi deu a Quimã uma terra chamada “Gerate-Quimã”, ou pousada de Quimã (Jer.41:17), entre Belém saindo para o Egito, onde o Senhor Jesus nasceu. Barzilai perdeu seu lugar na história.

0 comentários: