As 8 Peneiras

quarta-feira, 29 de junho de 2011

TEXTO – Filipenses 4.8 – “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.”.

INTRODUÇÃO:
Depois de exortar a igreja de Filipos, devido a alguns pequenos problemas que começavam a preocupar, o apóstolo Paulo deixa a instrução para uma igreja sadia e próspera. Essas instruções podem ser comparadas a uma pilha de peneiras formadas por 8 peças, onde só é utilizado o material que atravessa todas as oito. E cada peneira retém o material que não ultrapassou sua malha. Assim, algo que ficou na primeira peneira, pode ser triturado a fim de ser aproveitado.
Vejamos a descrição dessas peneiras:

1. VERDADEIRO: Está de acordo com as Escrituras, principalmente de acordo com Jesus Cristo (“Eu sou a Verdade”). É preciso fugir tenazmente daquilo que chamamos MEIAS-VERDADES, que são ainda mais perigosas do que as MENTIRAS.

2. HONESTO: Aquilo que pode estar sob a luz. Algo que é elogiável, em oposição à leviandade, falsidade, maquinações secretas, etc.

3. JUSTAS: A justiça deve ser na horizontal (entre os homens) e na vertical (entre Deus e nós). A Deus o que é de Deus e aos homens o que é dos homens. A bíblia diz: “A ninguém devais, senão o amor.”

4. PURAS: A palavra pura indica castidade, em oposição à qualquer tipo de imundície, obscenidade. Somente o sangue de Cristo pode nos limpar de toda impureza.

5. AMÁVEIS: Que servem para promover o amor entre as pessoas. Em oposição às discórdias, contendas, iras, ódios.

6. DE BOA FAMA: Algo de que se fala bem, que pode estabelecer um bom nome. Provérbios 22.1, fala que “mais vale o bom nome do que as muitas riquezas.”

7. VIRTUDE: algo que expressa as qualidades boas, em oposição aos vícios, que alimentam os defeitos. E finalmente ...

8. LOUVOR: as coisas que merecem elogios, que são louváveis. Em oposição às maquinações e escaramuças. Lembre-se que Deus habita no meio dos louvores.

CONCLUSÃO:
Quanto maior o número de pessoas buscando obedecer a instrução do apóstolo Paulo, mais a igreja vai ser fortalecida. Haverá mais compreensão e amizade entre as pessoas e a presença de Deus vai ser muito mais percebida. A igreja de Filipos obedeceu essa instrução e veio a tornar-se uma das mais elogiadas da história.

0 comentários: